"Nem só de caviar vive o homem" é o título de um livro escrito por Johannes Mario Simmel. Conta a história real de Thomas Lieven, verdadeira aventura durante a II Guerra Mundial e de como conseguia fazer maravilhas na cozinha, mesmo quando praticamente não havia ingredientes disponíveis. Minha mãe, esse livro e mais recentemente boas amigas e vários blogs me inspiram na cozinha. Este blog é sobre os resultados que nela obtenho e assuntos relacionados ao prazer de comer e beber.
15 de fevereiro de 2009
Torta "represada" de maçã
Essa é mais uma tentativa de recriar a torta de maçã que minha avó paterna fazia, que toda a família adora e que ninguém tem a receita...
Uma vez ela anotou para mim, eu devia ter uns 14 anos, mas quem disse que eu consigo encontrar essa preciosa anotação?
Torta "represada" de maçã porque a assadeira era demasiado grande. Cheguei a tirar foto da torta antes de assar, caso o dick não resistisse e vazasse toda aquela deliciosa maçã. Mas, para minha felicidade, para uma cozinheira amadora sou ótima engenheira civil ;-) .
Ficou gostosa, refrescante, mas ainda não é essa a massa que estou procurando. Ok! Continuarei tentando.
Massa
* 200g de manteiga em teperatura ambiente
* 3 colheres de sopa rasas de açúcar
* 2 gemas
* 1 colher de chá de fermento em pó
* 400 g de farinha de trigo
Misturei a manteiga com o açúcar até formar um creme, acrescentei as gemas e continuei batendo. Logo incorporei a farinha de trigo peneirada com o fermento e bati até obter uma massa lisa que então forrou uma assadeira untada e enfarinhada. Furei o fundo da massa com um garfo para não formar bolhas ao assar. Essa massa foi preenchida com o purê de maçãs, decorada com um pouco de massa que eu havia separado para essa finalidade e assada por 30 minutos em forno moderado.
Ainda quente, foi polvilhada com açúcar de confeiteiro - coloquei numa peneira fina e fui polvilhando a totalidade da torta. O recheio úmido absorve o açúcar, deixando visível apenas a porção que cobre a massa decorativa.
Deixe esfriar, coloque na geladeira por pelo menos duas horas e sirva gelada. Se quiser, acompanhe com creme chantilly batido na hora.
Recheio
Usei seis maçãs de tamanho médio, daquelas suculentas. Elas foram lavadas, descascadas e raladas com ralo grosso. Foram para a panela com açúcar - a quantidade dependerá das maçãs, uns pedaços de casca de limão e 50ml de suco de limão - essa quantidade também pode variar de acordo com seu paladar.
É importante que o recheio esteja frio antes de ir para a assadeira, porque a massa contém manteiga.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
Espetacular. Vai treinando aí! Me ofereço pra testar todas as receitas!
Taubrós!?
oi Helena, fiquei curioso pelo nome do seu blog e vim conhece-lo, agora estou curioso pra ler o livro, vou procura-lo. Parabéns pelo blog, muito sucesso, Ronaldo Rossi
Obrigada, Ronaldo.
Espero que encontre o livro, vale a pena. Divirta-se!!
Elena ;-)
Descupla pelo h, vou procurar sim e depois te conto o que achei, beijo,
Ronaldo
Postar um comentário