14 de fevereiro de 2009

Some o'clock tea


A receita é de um livro tão antigo que está impresso em letras góticas, as páginas já pediram divórcio umas das outras e estão morando comodamente em envelopes plásticos dentro de uma pasta que tem uma capa nada que ver com cozinhas e suas delícias...
Esse livro de minha mãe é bem mais interessante que a cópia inteira que tenho em minha cozinha. Foi, na época, um brinde do fermento em pó Royal. Brinde bom. Muitas de suas receitas já foram preparadas pela minha mãe quando eu era criança. Algumas tem anotações do tipo repetir, a massa do fundo é boa, não gostei. Folheá-lo já é por si só um passa-tempo agradável.
O bolo, simples e rápido, é também muito fofinho e delicioso. E presta-se muito bem a ser congelado - se bem que dessa vez tivemos visitas e não houve sobras a serem congeladas, pois no café da manhã do dia seguinte também estava delicioso.


Bolo mármore
* 170g de manteiga
* 160g de açúcar
* 2og (2 colheres de sopa) de açúcar baunilhado (eu não tinha, então usei 20g a mais de açúcar e uma colher de chá de essência de baunilha)
* 3 ovos
* 250g de farinha de trigo
* 3 colheres de chá de fermento em pó
* 5 colheres de sopa de leite + 3 se for usar o chocolate em pó
* uma pitada de sal
* 30g de chocolate em pó

Bater as claras com uma pitada de sal em neve e reservar.
Bater a manteiga até ficar cremosa, adicionar o açúcar e o açúcar de baunilha (ou a essência), continuar batendo e acrescentar as gemas levemente batidas. Peneirar duas vezes a farinha com o fermento em pó e acrescentar aos poucos, alternando com o leite. Incorporar as claras em neve com delicadeza e dividir a massa em duas partes. Numa delas, acrescentar o chocolate em pó e, alternando com as 3 colheres de sopa de leite extras.
Numa forma untada e enfarinhada colocar parte da massa clara, logo uma camada da massa com chocolate e terminar com a massa clara. Gosto de pegar uma faca e misturar levemente as massas, para obter um desenho interessante no bolo quando fatiado.
Assar por 50 a 60 minutos em forno moderado.

Obs.: a minha forma era pequena, então usei também uma tigela de barro para assar cerca de 1/5 da massa.

Um comentário:

Anônimo disse...

Que beleza...!
Tau!?