Ontem foi um dia atípico. Madruguei para estar no escritório às 7h00 e poder fugir às 13h30 para a oficina de composteira caseira (que foi muito legal). Como acabava cedo, os planos eram resolver coisas na rua. Mas minha cabeça-de-vento não permitiu: esqueci as coisas a serem resolvidas em casa...
Pois bem, voltei para casa e me recusei a sair e percorrer o mesmo trajeto de novo e poluir tudo mais uma vez. Assim deu tempo de fazer um jantar, coisa que raramente ocorre durante a semana.
O pacote de 7 grãos esperava por sua vez no armário. Comprei um filé de frango para acompanhá-lo. Na embalagem diz que uma xícara de grãos serve duas pessoas, mas serve três ou quatro, dependendo dos acompanhamentos. Como queria sentir bem o gosto dos 7 grãos, os cozinhei apenas em água, sem colocar sal. Ficou delicioso! Na foto vocês podem ver um pouco de manteiga temperada com sálvia e raspas de limão em cima dos grãos.
Como adoro cebola refogada, aproveitei a chapa quente para fazê-las e foram um acompanhamento muito bom para os grãos e o filé de frango grelhado, que foi temperado com limão enquanto crú.
Para que o filé não fique seco, evite furá-lo com garfo para virar, pois os sucos se perdem. Use uma pinça (de cozinha - tem outro nome mais legal para essa ferramenta?), uma espátula ou fure apenas na beiradinha. O sal e a pimenta do reino branca moída na hora são colocados apenas no final, com o filé pronto para ir para o prato.
"Nem só de caviar vive o homem" é o título de um livro escrito por Johannes Mario Simmel. Conta a história real de Thomas Lieven, verdadeira aventura durante a II Guerra Mundial e de como conseguia fazer maravilhas na cozinha, mesmo quando praticamente não havia ingredientes disponíveis. Minha mãe, esse livro e mais recentemente boas amigas e vários blogs me inspiram na cozinha. Este blog é sobre os resultados que nela obtenho e assuntos relacionados ao prazer de comer e beber.
4 de junho de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário