12 de junho de 2008

Manteiga aromatizada

Quando eu era criança minha mãe costumava amassar manteiga com queijo rockefort para usar como entrada ou aperitivo com torradas. Nham! Que lembrança gostosa.
Quando fiz o primeiro curso do Sabor de Fazenda serviram uma baguete recheada com manteiga com ervas. Um espetáculo! Estava quentinha.
Semana passada fiz uma manteiga com sálvia e limão. Deliciosa! Ela nasceu para acompanhar um creme de couve-flor, depois foi usada em batatas assadas na brasa e também em pão. O aroma é quase indescritível: primeiro você identifica o limão, logo percebe o perfume da sálvia e da inconfudível manteiga. Quando usada em comidas quentes, perfuma todo o ambiente. Experimentem!


Manteiga com sálvia e limão

* 200g de manteiga em temperatura ambiente
* folhas de sálvia bem picadinhas (usei aproximadamente 15 folhas)
* raspas de limão (usei 1/3 da casca do limão em raspas)
* papel manteiga

A quantidade de sálvia e de raspas de limão pode variar conforme seu paladar.
Numa tijela, amasse a manteiga com um garfo, junte a sálvia e as raspas de limão e misture bem. Logo coloque a manteiga sobre o papel manteiga e forme um rolinho. Feche ambas pontas como se estivesse embrulhando uma bala e leve à geladeira para endurecer. Depois é possível cortar fatias que, dispostas numa travessinha, são muito práticas já que porções individuais dão menos trabalho aos comensais.

Eu particularmente gosto de fazer mais de um "embrulhinho". O sabor é muito característico e pode enjoar comer com freqüência. Dessa maneira é possível congelar algumas porções para outras oportunidades. O legal é fazer com o tempero que tiver à mão ou que combinar mais com seu prato e desejo: use manjericão fresco, alecrim, tomilho, hortelã, uma mistura de ervas... Faça como a inspiração mandar!

A baguete do curso foi cortada ao longo (sem separar as metades) e coberta com a manteiga temperada (ainda em temperatura ambiente, para facilitar). Logo foi fechada e cortada em fatias grossas. Levada ao forno pré-aquecido e bem quente, ela esquentou e a manteiga derreteu penetrando no pão. Foi servida enquanto permanecia quente e exalando um aroma maravilhoso, com um carpaccio de tomate e outros quitutes orgânicos mais. Dá para imaginar?

Nenhum comentário: