6 de abril de 2008

Kibe natural de forno

Esse é capaz de enganar os que são resistentes a receitas vegetarianas. É tão delicioso que provavelmente as pessoas não dêem por falta da carne. Receita que veio de uma amiga do trabalho que pegou com outra amiga que... Aquelas anotadas meio mais ou menos, em que um ingrediente listado (o óleo) não aparece no modo de preparo...
Abaixo, a receita com algumas anotações extras.

*****

Kibe natural de forno

Ingredientes - massa:
* 1/2 kg de trigo para kibe
*
4 pães amanhecidos
* 4 tabletes/pó de caldo de legumes
*
2 ovos inteiros
* ½ xícara de óleo
* 240ml de leite

Ingredientes - recheio:
*
mussarela picada
*
tomate picado
*
orégano
*
folhas de hortelã picadas
*
azeite
*
sal à gosto

Preparo
Lavar o trigo e deixar de molho por 10 minutos. Espremer e deixar na geladeira por 30 minutos. Colocar os pães picados de molho no leite e dissolver o caldo de legumes em 250ml de água quente. Formar uma pasta (pão+leite+caldo de legumes). Em seguida, misturar bem o trigo, o óleo, a pasta formada com o pão e os ovos.
Em um refratário untado com manteiga ou margarina, colocar uma camada de massa e em seguida o recheio. Cobrir com o restante da massa. Para finalizar, fazer cortes diagonais no quibe, colocar manteiga em flocos espalhada na superfície, que depois irá dourar.
Cobrir com papel alumínio e levar ao forno pré-aquecido em temperatura média (180ºC) por aproximadamente 40 minutos. Quando começar a cheirar bem, tirar o alumínio e deixar mais 10 a 15 minutos em forno alto para dourar. Servir com uma salada - eu fiz uma variação desta salada oriental de acelga, publicada no blog Pecado da Gula.


Agora que transcrevo a receita, dou-me conta que os ovos tampouco estavam no modo de preparo e que acabei esquecendo deles. Não fizeram falta. Para ser bem sincera, dou-me conta de que modifiquei também bastante do recheio... Como a receita é grande, rendeu uma travessa média (30 x 19cm) e uma menor. Uma delas foi recheada com tomate, cenoura pré-cozida em rodelas, mussarela e alcaparras. A outra (que ainda não provamos) levou alho poró, mussarela e alcaparras.

4 comentários:

Anônimo disse...

Parece muito bom e fácil de fazer.
Acho que rolará neste final de semana!!

Anônimo disse...

Opsss eu sou a anônima! Pat

Fer Guimaraes Rosa disse...

Elena, bacanerrimo seu blog de culinaria! :-)
beijao,

Elena sem H disse...

Obrigada, meninas