21 de maio de 2010

Estilo oriental


Sábado passado convidei minha madrinha para almoçar em casa. Logo, minha mãe perguntou se eu tinha alguma idéia de quê preparar. Essa pergunta veio acompanhada do comentário de que havia comprado um pacote de legumes congelados 'para wok'. Inspiração certeira, já que no dia anterior me deparei com meio pacote de macarrão de arroz dando voltas no armário e pedindo para ser usado.
Pedi para ela comprar uma carne para fazer com cebola no estilo oriental e logo os champinhons, vagens, cenouras, pimentões vermelhos e verdes, brotos de feijão e milho, e o macarrão viraram um prato estilo com inspiração oriental.

Os legumes, finamente fatiados e facilíssimos de usar [colocar, congelado mesmo, numa wok pré-aquecida e cozinhar em fogo médio por 8 minutos (fica levemente ao dente, delicioso) para logo temperar a gosto e voilá!] foram preparados ao mesmo tempo que fervia o macarrão devidamente hidratado, temperados com algo de shoyo e misturados à massa.
A carne, comecei a fazer logo depois do café da manhã, enquanto minha mãe ia ao mercado. Calma, não leva tanto tempo assim, hahaha. Fatiei uma cebola em 'formato oriental' (para mim, toda comida do China sempre vem com cebolas em 'meia-lua', então esse passou a ser o 'formato oriental') e coloquei de molho no suco de uma laranja. Ficou na geladeira até a hora de preparar o almoço.
Logo, limpei e fatiei a carne e selei na wok. Retirei a carne e refoguei a cebola escorrida (reserve o suco!) adicionando um pouco de sal para ela não dourar. O próximo passo foi colocar a carne e deixar uns minutinhos para pegar o sabor da cebola. Acrescentei o suco de laranja e um resto de gengibre em conserva que estava na geladeira, junto com algo do líquido da conserva. Deixei apurar, acertei o sal e servi com o macarrão.

Obs.: O perfume que invadia a cozinha era de enlouquecer!


2 comentários:

Taubrós!? disse...

Uau...! Deu água na boca.
Taubrós!?

Rhady_Online disse...

Boa tarde,

Meu nome é Rhady Nascimento e eu trabalho para a divisão argentina da Fox. Estamos selecionando talentos brasileiros para os programas de cozinha do canal BEM SIMPLES, que vai ao ar no Brasil pela FOX LIFE.

A busca se orienta a chefs, cozinheiros/as, pasteleiros/as, padeiros/as, estudantes de nível avançado e mulheres aficionadas pela cozinha. Entra tanto cozinha gourmet como caseira. É requisito ter boa dicção e conhecimento das técnicas necessárias para a realização das receitas, sabendo demontrá-las passo a passo. Nossos principais focos de interesse são Confeitaria, culinária gourmet e culinária caseira/do dia-a-dia.

O reel institucional do canal está em: http://bemsimples.com/br/videos/?bctid=86959435001

Quem quiser participar, basta mandar CV, 2 fotos pessoais e 4 fotos de pratos (já terminados) para casting.cozinha@fox.com. Se puder ajudar ajudar-nos a divulgar a convocatória, agradeço imensamente - fique à vontade para postar essas informações no seu blog se achar pertinente, e qualquer dúvida, estou à disposição no email abaixo.
Um abraço,
________________________________
Rhady Nascimento
Productora | FOX TOMA UNO
Piedras 1080 | Buenos Aires | Argentina (C1070AAV)
Rhady.Nascimento @ foxtoma1.com
Tel. (54 11) 4103-6200 | Interno 6307