16 de abril de 2010

Sacher-Torte



Fui à Viena lá pra 2001 ou 2002 à trabalho e uma das paradas foi o Hotel Sacher, um bem tradicional e antigo e onde foi criada a maravilhosa torta de chocolate que leva seu nome. Já comi supostos doces 'Sacher' de várias padarias e docerias, todas bem intencionadas, nenhuma chegando ao pé da original (apensar de não me lembrar bem como ela é, tenho uma lembrança gustativa e ainda não encontrei 'A' imitação).
Ontem deu vontade de comer um bolo gostoso, então resolvi consultar o Nem Só de Caviar Vive o Homem. A única receita de bolo dele é a Sacher-Torte. Não sei porque não o consultei antes: a torta ficou DI-VI-NA e realmente muito parecida à original. Só não recheei a massa, como se pode apreciar na foto da original, porque a receita não pedia. E acho que ficou excelente assim, com a geléia de damascos entre o bolo e a cobertura de chocolate. Pronto, agora, quando der vontade, já sei como fazer.

Sacher-Torte

* 125g de manteiga em temperatura ambiente
* 150g de açúcar
* 150g de farinha de trigo
* 5 gemas
* 1 colher de chá de essência de baunilha
* 150g de chocolate meio-amargo derretido em banho maria
* 5 claras batidas em ponto de neve

* geléia de damascos - o suficiente para cobrir a torta

Para a cobertura
* 90g de chocolate meio-amargo derretido em banho maria
* 125g de açúcar de confeiteiro
* 2 colheres de sopa de água bem quente

Bata a manteiga até ficar cremosa, adicione o açúcar e logo as gemas, uma à uma, batendo bem. Adicione a farinha de trigo previamente peneirada e essência de baunilha. Quando estiver tudo bem misturado, incorpore o chocolate derretido. Ao final, incorpore as claras batidas em neve. Asse em forno médio por aproximadamente 30 minutos.
Desenforme, cubra com geléia e logo com a cobertura, que se faz assim: coloque o chocolate previamente derretido em banho maria numa panelinha, junte o açúcar de confeiteiro e as duas colheres de água quente e leve ao fogo, mexendo constantemente até ficar homogêneo e mais fluído (não é que fique líquido). Cubra o bolo, pode ser ainda quente ou depois de frio. Preferi fazer como o bolo quente, porque logo ele vai ao forno bem quente (mas desligado) por um minuto para a cobertura secar, e assim aproveitei o forno e não o tive que aquecer novamente em outro momento.
Deixe esfriar bem antes de servir.