30 de maio de 2009

Gudruns Bauernbrot


Esse foi o primeiro pão que fiz em minha vida, lá nos idos de 1989... O nome está em alemão. Gudrun foi quem me ensinou a receita. Bauernbrot é o pão do camponês, aquele mais consistente, mais pesadinho, com grão, muitas fibras e farinha integral. Aqui o chamariam de pan de campo.
Apesar dele não ter crescido muito ontem, está delicioso. A receita rende 4 pães como o da foto (uns 30cm), que deveriam estar mais crescidinhos - geralmente o pão assado fica com o triplo do tamanho da massa crua, essa vez ela apenas dobrou.
O bom dessa receita é que ela também congela bem, senão teria que sair procurando a quem dar de presente pois deixar estragar não cabe. Da última vez que fiz, descobri que posso obter um "pão fresco" recém assado com aquilo que congelei. Para isso, basta assar menos (2/3 do tempo total, por exemplo) uma parte dos pães, congelar eles assim, semi-assados e, quando quiser consumir, descongelar na geladeira e logo assar o tempo restante (aprox. meia hora).
Outra vantagem é que podemos adicionar os grãos que mais nos apetecem, variar os ingredientes entre uma receita e outra, colocar grão em cima ou sal groso para dar um tchan, acrescentar mel em vez de açúcar e assim ir brincando com a receita e com nosso paladar.
E claro, é um pão cheio de fibras e dos mais variados tipos de minerais e vitaminas dos diversos grão - portanto, bom para a digestão e nossa saúde.
Ele vai muito bem com frios e patês, o pessoal da horta adorou.


Abaixo, a receita original.

Gudruns Bauernbrot

* 2 colheres de sopa dos seguintes grãos: trigo mourisco, trigo integral (que deverá ficar de molho 24h antes de usar), linhaça (ômega três, ajuda no controle do colesterol), gergelim (símbolo da imortalidade na mitologia hindu, recomendada para a boa circulação e fonte importante de cálcio), farelo de aveia tostado, cevadinha, farimnha de milho, farinha para kibe, flocos de trico, painço descascado (sim, painço - isso não é só comida para passarinho)
* 6 CS de farinha de trigo integral (aprox. 200g)
* aprox. 1kg de farinha de trigo (a quantidade vai depender, use o necessário para dar liga)
* 1 ovo (opcional - dessa vez usei o que sobrou da receita do mini cheese cake)
* 6 CS de manteiga
* 3 xícaras de leite morno
* 2 cc de açúcar

Misturar os grãos, a manteiga, 2 1/2 xíc de leite morno, o sal e o ovo até obter uma consistência homogênea. Separadamente, dissolver o fermento no leite restante adicionando o açúcar. Logo, acrescentar o fermento aos grãos e ir adidionando as farinhas integral e branca. Amassar com as mãos até obter uma massa uniforme.
Deixar descansar enquanto unta formas inglesas, ou, como prefiro fazer, prepara uma grande assadeira untada ou forrada com uma placa de silicone. Cortar a massa em 4 partes, formar o pão ou forrar o fundo das formas (não exceder 1/3 da altura da forma, o pão cresce bastante). Fazer cortes em cima para ele não rachar e logo cobrir um panos de prato. Deixar num local quente até dobrar de tamanho - eu deixo em cima do fogão, já que acendo o forno (fogo baixo) nesse momento para pré-aquecê-lo.
Levar ao forno pré-aquecido em temperatura média e assar de 1 a 1 1/2 hora - estará cheirando bem e, se furado com um palito, a massa não irá grudar.
Dessa vez eu também resolvi pincelar com ovo antes de assar e colocar um pouco de sal grosso num deles.

Um comentário:

Taubrós!? disse...

Certamente não há como errar se mandar ver no Sal Grosso!
Taubrós!?