"Nem só de caviar vive o homem" é o título de um livro escrito por Johannes Mario Simmel. Conta a história real de Thomas Lieven, verdadeira aventura durante a II Guerra Mundial e de como conseguia fazer maravilhas na cozinha, mesmo quando praticamente não havia ingredientes disponíveis. Minha mãe, esse livro e mais recentemente boas amigas e vários blogs me inspiram na cozinha. Este blog é sobre os resultados que nela obtenho e assuntos relacionados ao prazer de comer e beber.
29 de maio de 2009
Mini cheese cake
Aqui não tem requeijão. Acho que só no Brasil há essa iguaria... Quando me dá vontade de comer um pãozinho fresco com requeijão, saio em busca de algum queijo untável ainda não provado para ver se sacio essa vontade por aproximação.
Dessa vez, não deu certo de novo. O queijo que comprei é um queijo branco cremoso, leve, parecido em textura ao Philadelfia porém sem tanto creme de leite. Muito gostoso, mas não é requeijão.
Na tampa de alumínio, receitinha de cheese cake. Eba!
Apesar de adorar cheese cake, nunca havia sequer pensado em fazer um. Não sei porque. Quando vi a receita, me animei de imediato. Mas (na história do Brasil sempre há um "mas", diria minha professora da quinta série), a receita pedia 3 potes desse queijo. Eu tinha um, começado. Sei que dividir receitas é arriscado, em três partes então... principalmente porque pede 1 ovo. Resolvi arriscar ainda assim e deu muitíssimo certo. A receita é ótima, deliciosa, fácil de fazer, rápida de fazer. Quer mais? Para mim está bom assim.
Abaixo, a receita inteira. No meio a tantas contas, acanbei fazendo 1/6 da massa e 1/3 do recheio. Ficou ótimo, uma massa bem fininha e recheio mais generoso.
Massa
* 250g de farinha
* 125g de manteiga
* 125g de açúcar
* 1 ovo (para usar 1/3 de ovo, abri, mexi bem o ovo, contei a quantidade de colheres de sopa a que ele correspondia e usei um terço delas na receita - o que sobrou, foi para o pão que fiz na sequência)
Recheio
* 600g de queijo Finlandia (um quijo branco cremoso, untável - acredito que usando o Philadélfia fique tão bom quanto)
* 6 gemas
* 250g de açúcar
* 1/2 cc de essência de baunilha
* raspas de limão
(ops, esqueci completamente da baunilha e das raspas - só percebi isso agora...)
Numa tigela, amasse a manteiga com o açúcar e o ovo, formando um creme. Acrescente a farinha de uma vez, incorpore bem sem amassar. Com essa massa, forre uma assadeira untada e enfarinhada. Se for desmontável, melhor.
Para o recheio, bata todos os ingredientes até obter um creme liso. Despeje na forma e asse em forno médio por 45 minutos.
Deixe esfriar (ao menos amornar) antes de desenformar. Cubra com a geléia de sua preferência - a clássica é a de framboesas. Usei de cerejas, que caiu muito bem com seu azedinho.
Deixe algumas horas na geladeira. Nós comemos 1/6 desse mini como sobremesa do almoço.
Para fazer o mini cheese cake, qualquer forma ficava grande. Optei por usar uma tigelinha de cerâmica de aprox. 15cm de diâmetro, que untei e enfarinhei. Depois de fria, a torta encolheu um pouco e foi bem fácil desenformar.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário