23 de maio de 2009

Kapustytchnii pirog - torta russa de repolho


A essa delícia da cozinha russa fui apresentada na Páscoa. Eu pre-ci-sa-va aprender!! E fiz isso no dia 15. Como estamos falando de uma massa com fermento fresco, prepare-se para passar calor na cozinha. A mesma massa pode ser usada também para fazer tortinhas individuais, pãezinhos recheados ou simplesmente um pão branco muito fofinho e bem massudo (que é o que vira a massa que sobra dessa receita). A receita se presta muito bem ao congelamento e a torta descongelada fica tal qual a recém feita. Que bom, porque a receita é grande e para as 3 pessoas que comem aqui na casa dos meus pais é muito grande.
Usei ovos caipira para que a massa ficasse mais amarelinha como a de Swetlana, prima de meu pai que me passou essa receita.

Para o receio
* usei aproximadamente 1,3kg de repolho - retire as partes mais duras do centro e as folhas externas, pique o restante
* sal grosso - aprox. 1 colher de sopa rasa
* óleo para refogar - aprox. 200ml
* 1 cebola grande picada
* 4 ovos cozidos picados
Depois de picar o repolho, adicione o sal grosso e amasse para que ele solte um pouco de água. Refogue a cebola até que fique transparente, junte o repolho, misture bem e deixe refogar em fogo muito baixo com a panela tampada até que esteja macio e pegue um bronzeadinho. Deixe esfriar e junte os ovos picados (usei o processador). Reserve.

Para a massa
* 50g de fermento fresco
* 1 CS rasa de sal fino
* 1/2 l de leite morno
* 1 kg de farinha de trigo (+ um tanto para abrir a massa)
* 2 CS açúcar
* 4 gemas
* 200g manteiga (temperatura ambiente)
* 2 CS óleo (agora que escrevo a receita noto que esqueci do óleo e que não fez diferença não)
* 1 ovo para pincelar

Antes de começar a fazer a massa, aqueça o ambiente: coloque a chaleira com muita água para ferver, ferva uma panela com água, coloque o repolho para refogar. A panela com água quente será útil para fazer a massa crescer - depois que ferver, apague o fogo e deixe ela ir amornando.
Num recipiente graaaaaande (usei uma panela bem alta), misture o fermento com o sal até que fique líquido, adicione o açúcar, e o leite morno e misture bem para então acrescentar as gemas. Nessa mistura adicione a metade da farinha e a manteiga e misture até que fique liso. Vá adicionando o restante da farinha (será necessário pôr a mão na massa) e amassando até que a massa desgrude da mão. Talvez você precise de menos farinha que o 1kg recomendado, talvez de um pouco mais - isso dependerá do tamanho dos ovos, do fermento, da temperatura da cozinha. Uma vez que a massa tiver desgrudado da mão, deixe-a nesse recipiente, cubra-o com um pano de prato limpo e apoie o recipiente em cima da panela de água (aquela de antes), que deverá estar morna. É importante que esteja morna, não mais fervendo, porque queremos que a massa cresça, não que comece a cozinhar na panela, ok?
Bom, agora vá dar uma volta, tome um café e deixe o fermento fazer sua parte. A massa demorará aproximadamente 2 horas em crescer - ela triplica ou até quadruplica de tamanho (lembra que falei de usar um recipiente grande? Pois então!).
Enquanto isso, a chaleira permanece fervendo ali por perto, para manter a umidade e o calor na cozinha (principalmente se for inverno, num verão calorento, pule esse item). Lembre de enxer a chaleira se ela for pequena, afinal, ela ficará 2 horas no fogo.
Bom, agora que a massa cresceu, vamos abrí-la. Coloque bastante farinha numa mesa ou mesada e a massa no meio, corte 2/3 dela e reserve o restante para a tampa. Abra com um rolo, acomode numa assadeira untada com óleo e corte as bordas que sobrarem. Preencha com o repolho, abra o restante da massa e cubra a torta, apertando nas laterais para fechar. Como as sobras é possível fazer enfeites. Pincele com ovo ligeiramente batido.
Asse em forno médio-baixo por 40 minutos ou até o cheiro invadir a casa e o pirog ficar douradinho.

A receita é grande. Se a sua assadeira for como a minha, de tamanho "normal" - não extra XXG, dá pra fazer duas tortas ou então uma torta generosa + um pão. Deixei uma parte para fazer pão, que também foi pincelado e ficou esperando em cima do fogão coberto pelo pano de prato até a torta teri sido assada e haver lugar no forno. A massa cresceu novamente e o pão ficou ótimo, mas se não tivesse ficado, tudo bem, a estrela do dia era mesmo o pirog.

Um comentário:

Anônimo disse...

Gosto muito!
Saúde!
Taubrós!?