14 de janeiro de 2009

Quem não tem bacon, caça com salame


Havia bifes congelados. Uma parte minha mãe transformou em deliciosos bifes à milanesa. A outra poderia ter sido um repeteco, mas me inspirei em (finalmente) fazer bife à rolê (ou braciola, se preferirem). Adoro bife à rolê, não sei porque nunca tinha experimentado fazer. Nessas horas recorro aos blogs amigos e à internet.
Dessa vez, como já aconteceu muitas vezes no passado, achei dicas no
Chucrute com Salsicha. Foi ótimo ver que eu estava imaginando a receita do jeito "certo", apesar de não ter os ingredientes necessários à disposição e de, às 21h00, não ter mais vontade de ir ao mercado.
Nesse caso, bacon virou salame, cenoura eu tinha, pimentão virou talinhos de champignons e acrescentei ovo cozido (que na próxima não participará mais, porque com o cozimento das braciolas ficou muito duro e meio borrachento).
No molho usei cebolas refogadas com cenoura, extrato de tomate e champignons frescos fatiados.
Ficou bom, mas não atendeu às minhas expectativas. Prometo planejar mais na próxima para melhorar o resultado final.




Usei quatro bifes do tamanho da palma da mão e bem finos, temperei com sal, pimenta do reino branca moída na hora e mostarda. No centro coloquei cenoura, os talos dos champinhons e 1/4 de ovo cozido. Cobri esse recheio com uma fatia de salame e enrolei os bifes. Prendi cada um com 3 palitos que foram retirados antes de servir.
Numa panela refoguei cebola e o restante da cenoura (em rodelas) e logo dourei os bifes de todos os lados. Acrescentei extrato de tomate e água e deixei cozinhar na panela tampada por meia hora.
Servi com purê de batatas bem lisinho (apesar de ter pensado em cozinhas as batatas junto para ficarem impregnadas com o molho fantástico).


Clique nas fotos para ampliar

Nenhum comentário: