29 de agosto de 2010

Variações sobre o mesmo tema



Ontem jantamos torta de tomates. Se for analisar bem, não deveria ter sucumbido à tentação da receita que a Fer publicou no Chucrute, porque estamos no inverno, não é época de tomates, que estão feios e caros, mas... (na história do Brasil sempre há um 'mas', como diria minha professora de história da quinta série, D. Yara).

Tomates feios me fizeram escolher tomates cereja - eram os mais maduros e bonitos (faltou serem orgânicos). Queijo de cabra não achei - e isso que estava disposta a provar. Beleza, comprei um queijo branco cremoso, bem leve e quase sem sal. A ele misturei uns pedaços de um queijo duro que tinha na geladeira e muita cebolinha, além de acertar o sal. Mais uma modificação na realização da receita: minha experiência com massa folhada é que o fundo fica parecendo meio cru, então decidi pré-assar a massa 15 minutos antes de montar a torta.

Resumindo, ficou assim:
* pré-aquecer o forno na temperatura em que será usado
* forrar uma assadeira com papel-manteiga untado
* estender a massa folhada comprada pronta e dobrar os cantos para formar a borda; furar com um garfo em toda a extensão para evitar bolhas
* pré-assar por 15 minutos
* cobrir com a mistura de queijo branco, queijo picado, cebolinha e sal
* cobrir com os tomatinhos cortados em metades
* temperar com sal, azeite e pimenta moída na hora
* assar por 20 minutos ou até que a massa esteja dourada - aproveitei que o forno tem salamandra e acrescentei 5 minutos para dar uma dourada superior em tudo (polvilhei pouquíssimo açúcar nesse momento para ajudar).

Ficou uma delícia digna de repetir em porções individuais para petiscos em alguma festa - hoje provaremos fria.



... um tempo depois...
Fica realmente muito boa fria recém saída da geladeira. Se tiver uma cervejinha para acompanhar, melhor.

Nenhum comentário: