31 de março de 2010

Sopa de mandioquinha


Durante minha última visita a São Paulo comprei dois produtos Vapza: uma mandioca e uma mandioquinha (que deveria ter sido um segundo pacote de mandioca, falha minha). A mandioca comemos em casa, entre amigos, passada na manteiga com muita cebolinha e ciboulette frescas bem picadinhas. A mandioquinha me acompanhou para Buenos Aires e virou um dos ingredientes de uma sopa de carne e legumes e um creme de mandioquinha, conforme receita da embalagem. Ambas ficaram boas, mas o creme de mandioquinha definitivamente foi meu preferido e não poderia deixar de aparecer por aqui.
Abaixo, a receita da embalagem, que diminui um pouco por ter utilizado parte da mandioquinha na outra sopa. Também opino que o queijo ralado é dispensável, tanto pelo aspecto visual como pelo sabor.

Creme de mandioquinha
* 1 pacote de mandioquinha Vapza (ou 500g de mandioquinha já descascada e cozinhada em água sem sal)
* 1 1/2 litro de água
* 2 CS de azeite de oliva
* 1 cebola média ralada (usei o mini-processador)
* 1 dente de alho picado (junto com a cebola no processador)
* 2 tabletes de caldo de carne (usei de frango, por falta de outro - teria preferido um de legumes)
* 2 tomates sem pele e sem sementes picados (tirei as sementes, deixei a pele - dão um frescor delicioso à sopa)
* 2 CS salsinha picada
* sal (se necessário, achei que não precisava de ajuste)
[* queijo parmesão ralado à gosto]

Processar a mandioquinha em 1l de água com o processador ou no liquidificador. Aquecer o azeite e nele refogar a cebola e o alho. Acrescentar os tabletes de caldo e 1/2l de água, ferver até que os tabletes se dissolvam. Acrescentar a mandioquinha processada e ferver por 2 minutos. Acrescentar o tomate e a salsinha, acertar o sal, servir com torradas ou croutons e polvilhar queijo ralado no prato.
Para a apresentação preferi não incorporar o tomate e a salsinha. Servi a sopa e coloquei esses ingredientes por cima, porque gostei do colorido que davam ao prato. Coloquei um fio de azeite por cima e me arrependi de acrescentar o queijo ralado. Fiz croutons que ficaram ótimos como acompanhamento.,

Um comentário:

Taubrós!? disse...

A mandioca tive o prazer de compartilhar. Estava show de bola mas a companhia foi o diferencial! Essas sopas aí não pude provar, mas parecem ótimas.
Beijo do velho,
Taubrós!?