3 de abril de 2009

Torradas com champinhons


Mais uma do livro sobre a vida de Thomas Lieven: aqui ele prepara pratos da cozinha húngara, que rendem uma idéia salvadora, envolvendo a esposa de um diplomático de um país centro-americano e passaportes vencidos...

Escolhi a receita por saber que é deliciosa e que acompanharia bem a sopa que fiz a partir do molho de palmito que sobrou do almoço.
Para a sopa, fiz um pouco de caldo de legumes e simplesmente misturei ao molho que foi então aquecido. Ficou boa, mas claro que o sabor dos palmitos, que já era suave, ficou diluído e praticamente imperceptível...


Torradas com champinhons

Pegue champinhons frescos (usei os Paris, marronzinhos, que gosto mais - cuidado que podem vir com terra), lave-os e corte em finas fatias depois de tirar eventuais partes machucadas. Refogue-os em manteiga até ficarem macios, tempere com sal e pimenta, adicione um pouco de creme de leite fresco e deixe apurar um pouco.
Usei fatias de pão de forma, mas escolha o pão que mais gostar. Para que não absorvam demais o caldo dos cogumelos, torrei levemente na torradeira. Cortei cada fatia em quatro e coloquei montinhos de cogumelos sobre cada uma delas. Logo espremi umas gotas de suco de limão sobre cada bocado, polvilhei com parmesão ralado e salsinha finamente picada e levei ao forno para gratinar e aquecer.
Sirva quentes, se puder, em pratos aquecidos, pois esfriam rapidamente.
Podem ser usadas como entrada, petisco ou, como eu fiz, acompanhamento de uma sopa.

Clique nas imagens para ampliar

Nenhum comentário: